Google tradutor

Ricardo Eletro

Deslizamento de terra gera maior n° de registros de emergência na capital

Defesa Civil contabiliza 232 solicitações de emergência até início da tarde.

Quatro casas desabaram. Não houve feridos. Previsão é de mais chuva.


Chuva em salvador (Foto: Imagens/ TV Bahia) 
Polícia Militar precisou resgatar cavalo de rua inundada por água e lama na capital (Foto: Imagens/ TV Bahia)
 
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já registrou 105 deslizamentos de terra do início da manhã até as 12h desta segunda-feira (21), do total de 232 solicitações de emergência atendidas pelo órgão em dia de chuva na cidade. Entre as ocorrências, desabaram cinco imóveis - dois em Sussuarana, e os demais em São Marcos, Nova Marotinho e na Baixa dos Sapateiros, centro da capital. Não houve feridos.
Emergências devido à chuva passam do dobro em uma hora (Foto: Imagens/ TV Bahia) 
População se vira para resgatar animais e objetos
pessoais (Foto: Imagens/ TV Bahia)
 
O número total de ocorrência mais que quadruplicou desde o primeiro balanço, emitido às 8h30, quando a Defesa Civil somou 52 ocorrências. Às 9h20, o balanço já indicava aumento expressivo, passando dos 52 para 111 casos.
O órgão soma, ainda, 29 alagamentos de área, dez árvores caídas, uma queda de galho de árvore, cinco desabamentos de muro, quatro avaliações de imóveis alagados e três infiltrações. Há diversas ameaças entre as solicitações atendidas, são elas: 35 de desabamento de imóvel e seis de queda de muro, 15 de deslizamento de terra e seis de queda de árvore

A Defesa Civil mantém plantão 24h durante a Operação Chuva, atendendo às solicitações pelos telefones gratuitos 199 ou 156. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deve variar entre 22ºC a 26ºC.
Efeitos da chuva
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva a qualquer hora em Salvador nesta segunda-feira.
Os efeitos da chuva continuam a causar transtornos à população. Do início desta manhã, até por volta das 8h30, a Avenida Bonocô, sentido Rótula do Abacaxi, ficou interditada por causa de um deslizamento de parte de um barranco. Por volta das 9h, a Transalvador indicou que a pista já tinha sido liberada. Problemas de deslizamento também foram registrados em Águas Claras, São Marcos e Novo Horizonte.
Moradores de Salvador também relatam problemas em áreas como Periperi, onde ruas estão alagadas; em Sete de Abril, onde um deslizamento de terra teria derrubado um poste de iluminação e em Itapuã; onde casas chegaram a ser invadidas pela água. A polícia não tem informações sobre vítimas. A Defesa Civil foi acionada e equipes estão sendo deslocadas para os locais.

Previsão para esta segunda-feira é de chuva por todo o dia, aponta Inmet (Foto: Reprodução/ TV BA) 
Codesal registrou quatro quedas de árvore até as
7h38 (Foto: Reprodução/ TV BA)
 
A chuva também causou a queda de árvores durante esta madrugada. Dois casos foram registrados na Avenida ACM, próximo à Ceasa, sentido centro, e na Federação, próximo ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).
Além disso, a Transalvador registra problemas em vários semáforos da capital. Há aparelhos apagados ou com luzes intermitentes em Ondina, Piatã, na Avenida Garibaldi, na Avenida Pinto de Aguiar, Paulo VI, Adhemar de Barros e Centenário.
O órgão de trânsito pede uma maior atenção aos motoristas que ciculam pela cidade nesta segunda. A Transalvador lembra os condutores que nos dias chuvosos os motoristas devem trafegar com os faróis ligados e em baixa velocidade, diminuindo assim os riscos de acidente.
Falta de energia
Alguns pontos da capital baiana tiveram queda de energia neste fim de semana. No domingo (20), testemunhas relataram a falta de energia elétrica na emergência do Hospital Teresa de Lisieux, localizado na Avenida ACM. A assessoria da Coelba informou que a falha em um equipamento teria causado a queda de energia e que a situação foi normalizada às 17h50. De acordo com a Coelba, as principais ocorrências estão localizadas nas áreas próximas ao litoral.
No sábado (19) à noite uma queda de energia foi registrada na região da Avenida Paralela e mediações, como parte do Cabula VI e Imbuí. Técnicos foram para o local e regularizaram a situação. Chove forte em Salvador desde quinta-feira (17).
Os casos de falta de energia podem ser comunicados à Companhia de Eletricidade pelo telefone 0800 071 0800; pelo envio de SMS para 27308, informando o número do contrato, e através da internet.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário