Google tradutor

Ricardo Eletro

A vaca que pariu três bezerros no Ceará


Redonda e os seus bezerros: saúde e surpresa, 15 dias depois

Redonda foi ficando cada vez mais barriguda, passando do normal. Experiente, Tico observou bem e apostou na gestação de três, apesar de nunca ter visto. Dona Ceci não acreditou, e o marido Ernilton nem se admirou quando a profecia foi confirmada. Contam os donos que Redonda, vaca boa, leiteira, pariu três bezerros, de uma só gestação, na Fazenda Guaraciaba, em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. A gestação é considerada rara. 
Os bezerros, dois machos e uma fêmea, completaram quinze dias de saúde e são o orgulho de Anastácio de Castro, o Tico, um dos vaqueiros da fazenda. “Eles são uns medonhos de forte”, gaba-se. Apesar da disputa, Tico garante que a vaca dá conta de amamentar bem os filhotes trigêmeos.
Redonda é daquelas fêmeas que dão fama ao leite produzido na região jaguaribana. Chega a dar 24 litros de manhã, em uma só tirada. É de um porte que assusta, de dar carreira em menino: cruzamento das raças guzerá e xuíte. “Muita gente se admira do leite dela. É gado grande, que aguenta sol. Caído de fome, ainda faz medo”, descreve Tico.
Tico explica que a gestação não é resultado de inseminação artificial, apenas do melhoramento genético obtido do cruzamento entre os melhores animais. “Isso anda por conta dessa genética. Ajudei muito a tirar parto de dois”, conta o vaqueiro. Segundo ele, na linhagem de Redonda houve muitos partos duplos. Ela mesma já ficou prenhe de dois bezerros. Mas parto de três, mesmo, Tico diz nunca ter visto.

Chuva e alimentação
Ceci Chagas, titular de cartório e esposa do dono da fazenda, diz que os três bezerros pesam 120 quilos, juntos. Ernilton Girão, dono da fazenda, não pensa em vender as crias, que ainda não têm nomes. Nem arrisca dar um preço para vender Redonda.
A chuva andou rara neste ano na região, como em todo o semiárido, mas Ceci garante que vai haver alimentação suficiente para os bezerros recém-nascidos. “A gente espera pelas chuvas, mas enquanto isso alimenta com resíduo, farelo e milho triturado”, detalha Ceci. Ela conta que, apesar do caso raro, não causou susto em Ernilton. “Ele é tranquilo. Se admirou pouco. Tudo para ele é bom”, descreve Ceci.
Embora raro, há registros de gestação tripla em bovinos no Brasil na Paraíba, na Bahia, em Minas Gerais e no Interior de São Paulo. (Thiago Mendes) thiagomendes@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário