Google tradutor

Ricardo Eletro

Confira os 10 mandamentos para um São João tranquilo

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) organizou 10 conselhos úteis para que os condutores de veículos tenham um feriado de São João tranquilo. Observar estas dicas também é útil para quem fica na capital.

Primeiro:  a saúde do condutor é o mais importante item. Portanto, tenha uma boa noite de sono antes de pegar a estrada, para acordar descansado, com todos os sentidos em alerta. Se por algum motivo não tiver uma noite de sono reparadora, ao primeiro sinal de sonolência, troque de condutor. Se a viagem for muito longa, pare num hotel ou mesmo num posto de polícia rodoviária e descanse antes de continuar. Não dirija com sono em hipótese alguma nem use café, “arrebites” e outros estimulantes: estas substâncias podem cessar o efeito e fazer você “apagar” ao volante.

Segundo: não misture álcool e direção em nenhuma circunstância e evite alimentos pesados antes e durante a viagem.

Terceiro:
  verifique as condições gerais do veículo – pneus, freios, amortecedores, faróis, extintor de incêndio, óleo e combustível. É fundamental realizar um check-up antes de pegar a estrada. Para quem tem veículo flex, lembrar que a gasolina dá mais autonomia, significando menos paradas para abastecimento. Mantenha o veículo leve: quanto menos bagagem, melhor o desempenho do motor e menos consumo de combustível. Só leve o estritamente necessário: você não está de mudança, está apenas passeando.

Quarto:
verifique a documentação do veículo, pois as blitze são intensificadas nos feriadões para garantir a segurança de condutores e passageiros. Se ainda não licenciou seu veículo, faça-o antes de viajar. Pague suas multas e, assim, obtenha o CRLV 2011 (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), evitando ficar parado num posto de polícia rodoviária. Certifique-se também que sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não está vencida ou vencerá durante a viagem.

Quinto:  respeito à sinalização de trânsito não é apenas para a cidade. Pense na sua segurança e das pessoas que estão em seu veículo. Atenção especial para os avisos de obras, desvios, condições das estradas, locais de perigo. Quem obedece a sinalização das estradas vai seguro e volta tranquilo.

Sexto:
São João na Bahia e em todo o Nordeste é época de chuva. Portanto, mantenha a velocidade de segurança, pois ao frear sob chuva, a tendência do veículo é a derrapagem. Reduza a marcha em vez de frear bruscamente, assim, o controle sobre o veículo aumenta. Não desafie inundações nas estradas, pois as grandes poças provocam aquaplanagem e perda de controle do veículo.

Sétimo:
use os faróis baixos mesmo durante o dia nas estradas, pois isso chama a atenção dos outros veículos que estão em sentido contrário e no mesmo sentido que você.

Oitavo:
pense sempre que você está a passeio. Feriadão é tempo de alegria e descontração, não é tempo de pressa e agonia. Relaxe. Não realize ultrapassagens inseguras. Certifique-se que nenhum veículo que vai na mesma direção que você está realizando ultrapassagem ao mesmo tempo que seu carro. Na dúvida, espere. Olhe também no outro sentido se alguém começou ultrapassagem antes de você: se isso ocorrer, espere.

Nono: se vai levar crianças, lembre-se que cadeirinhas e assentos infantis são itens obrigatórios segundo o Código Nacional de Trânsito. Crianças só podem viajar no banco de trás. Crianças são mais ativas que adultos. Se não tiver DVD para distraí-las, leve revistas em quadrinhos, livros infantis etc. Se a viagem tiver mais de duas horas de duração, pare afim de que as crianças relaxem um pouco da tensão que a estrada provoca nelas e também no condutor.

Décimo:
não coloque o som do carro no último volume nem tampouco use fone de ouvido, pois isto impedirá o condutor de ouvir os sinais sonoros que o motor e outros equipamentos do carro emitem. Além do mais, há as buzinas e outros sinais sonoros que mantêm o motorista atento na estrada.

Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário