Google tradutor

Ricardo Eletro

Exército descobre maior plantação de maconha da história do México

Plantação ocupa 120 hectares, com produção avaliada em US$ 158 milhões.
Fazenda no meio do deserto fica perto da fronteira com os EUA.

Do G1, com agências internacionais *
O Exército do México descobriu no noroeste do país uma fazenda de plantação de maconha de 120 hectares, considerada a maior já registrada na história do país. A operação terminou com 16 presos, informou a secretaria de Defesa Nacional nesta quinta-feira (14).
O comandante da Segunda Região Militar, general Alfonso Duarte Mujica, informou que a plantação está no meio do deserto, coberta com malha e disfarçada como cultivo de tomate.
A fazenda produzia cerca de 120 toneladas de maconha, com um valor estimado de US$ 158 milhões, disse Mujica.
A plantação foi encontrada no sul do município de Ensenada, no estado da Baixa Califórnia - que faz fronteira com os Estados Unidos -, a apenas 2 km de uma estrada que percorre toda a península

A Secretaria da Defesa Nacional destacou em comunicado que se trata de um “golpe contundente ao crime”, já que a plantação, segundo o órgão, é a “maior localizada na história do país”, superando a de 62 hectares destruída em Sinaloa em março de 2007.
O general Mujica informou que cerca de 60 pessoas que trabalhavam na área fugiram após perceberem a presença dos soldados mexicanos. Os militares conseguiram deter 16.
Principal porta de entrada de drogas para os EUA, o México registrou em 2009 uma produção de maconha de aproximadamente 19 mil toneladas, de acordo com estimativas oficiais.
O país vive desde dezembro de 2006 uma onda de violência relacionada à disputa entre os cartéis do tráfico de drogas pelo controle do território, e entre esses grupos e as Forças Armadas. Essa guerra já deixou cerca de 40 mil mortos.
(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga por e-mail