Google tradutor

Ricardo Eletro

Artista faz campanha para implantar webcam em olho perdido em acidente

 


Americana obteve US$ 19 mil em campanha na internet, que usará para financiar pesquisas para criar dispositivo.

Tanya Vlach com o olho implantado. (Foto: Jonathan James)
Tanya Vlach com o olho esquerdo implantado após acidente em 2005. (Foto: Jonathan James)

Desde que perdeu a visão do olho esquerdo em um acidente, em 2005, a artista americana Tanya Vlach sonha com um olho artificial, eletrônico, que contenha uma webcam.
Agora, ela está mais perto desse objetivo: angariou na internet US$ 19.631, que serão entregues a uma equipe de engenheiros, cuja missão será construir um protótipo de olho eletrônico.
"Estou empolgada e impaciente. Será algo novo para mim e para a humanidade. Precisamos pensar nos próximos passos (da ciência médica)", disse a artista à BBC Brasil.
Tanya, que se dedica a diversos tipos de arte - de fotografia à dança e instalações visuais -, sofreu danos no olho esquerdo após um acidente de carro, há seis anos. Já no hospital, ainda em choque e sob o efeito de medicamentos, começou a pensar em formas de recompor sua visão.
Recentemente, usou seu blog (Tanyavlach.wordpress.com) e o site Kickstarter para pedir recursos para o olho com webcam. Desde então, diz ter sido contatada por dezenas de engenheiros interessados no projeto.

Da BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga por e-mail