"Será um grande desafio, o futebol alemão tem crescido muito, são duas grandes seleções. Sempre se espera muito desta partida", comenta o zagueiro Lúcio, ignorando a vantagem canarinho nos números.

Depois do revés, ocorreram cinco jogos, com quatro vitórias do Brasil e um empate. O triunfo mais importante, sem dúvida, foi registrado na decisão da Copa do Mundo de 2002, com o marcador de 2 a 0, com gols de Ronaldo.

Com a Alemanha Unificada a partir dos anos 90, o Brasil conta com ampla vantagem. Foram oito jogos, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

No período anterior, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conta os confrontos com o país dividido. Contra a Alemanha Ocidental, foram 12 jogos, com sete vitórias, três empates e duas derrotas. Por fim, foram registrados outros quatro encontros contra a Alemanha Oriental, com três vitórias brasileiras e um empate.

"A expectativa é para um grande jogo, vão ficar frente a frente os maiores vencedores do futebol mundial, com ótima condição de gramado, o que ajuda muito, com qualidade técnica. Espero um grande jogo, difícil como sempre", reforça o técnico Mano Menezes. 

Por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press, espn.com.br,