Google tradutor

Ricardo Eletro

Esporte: Jacobina comemora 30 anos da Duque de Caxias no domingo

Fotos: Arquivo Notícia Livre
Vencedores da primeira Corrida Duque de Caxias de Jacobina
Primeiras mulheres que participaram da Corrida Duque de Caxias
No próximo domingo, dia 4 de setembro, Jacobina comemora 30 anos da primeira Corrida Rústica Duque de Caxias, que foi criado pelo Capitão pelo Capitão Florentino Cardoso Assunção em 1981. Por ter ficado quatro anos sem ser realizada, este ano a prova entra na sua XXVI edição.
Maior evento do atletismo baiano, foi criada em agosto de 1981 por iniciativa do Capitão Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho, na época Sargento e instrutor do Tiro de Guerra 06-008. O nome Duque de Caxias veio através da homenagem feita a semana do Exército numa referência direta ao patrono do Exército Brasileiro. A corrida, criada inicialmente só em nível municipal, passou a ser uma das provas de rua mais cobiçadas no Nordeste, com destaque para rica premiação, principalmente pelo grande número de troféus distribuídos aos participantes.
Até 1984 a Corrida Duque de Caxias era realizada nas ruas do centro da cidade, com a chegada na Praça Rio Branco, onde uma multidão aguardava ansiosa a chegada dos atletas. Nos anos seguintes, a chegada foi transferida para o Estádio José Rocha, e a largada para Avenida João Fraga Brandão. O atual percurso de 5 e 10 km, passa pela Avenida Lomanto Júnior, Avenidas Orlando Oliveira Pires, Ubaldino Mesquita Passos, Nossa Senhora da Conceição, retornando pela Avenida Reinaldo Jacobina Vieira, chegando no Estádio José Rocha onde no encerramento mais de 15.000 mil pessoas os aguardam.
Mais de 800 atletas já estão inscritos para a prova deste domingo. Mais uma vez, o Estádio José Rocha será palco de um grande espectáculo do atletismo nacional.

Notícia Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário