Google tradutor

Ricardo Eletro

Lula aparece usando bengala


 
Mais magro, aparentemente debilitado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou uma bengala nesta quinta-feira (3) para se locomover na chegada a um seminário sobre investimentos na África, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Foi a primeira aparição pública dele no Rio de Janeiro, desde que terminou o tratamento contra o câncer.
Num curto pronunciamento de 20 minutos, Lula criticou as políticas de austeridade que estão sendo usadas para enfrentar a crise na Europa e elogiou a iniciativa africana de fomentar o crescimento do continente.
Ele destacou, nesse contexto da crise europeia, a importância de iniciativas como o Programa para o Desenvolvimento da Infraestrutura na África, o Pida. Segundo Lula, o Pida aponta para uma África do século 21, nos moldes do que é o PAC, que começou em seu governo.
“Não podemos enxergar a África como simples fornecedora de minério, gás e petróleo. Não queremos hegemonia, mas parceria. O Produto Interno Bruto do continente cresce há dez anos a taxas robustas e deve chegar quase a 6% em 2012. Foi-se o tempo em que o Atlântico nos separava”, declarou o ex-presidente, que defendeu a existência de enorme identidade com a África “que pode ajudar os empresários brasileiros a identificarem as incontáveis oportunidades que se abrem”.
.bahiatodahora
Com informações do Instituto Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário