Google tradutor

Ricardo Eletro

Veja a cara das novas notas de 10 e 20 reais

Cédulas possuem tamanhos diferentes para facilitar a identificação por parte dos deficientes visuais 

Divulgação Banco Central
moedas de 10 e 20 reais
Novas notas de 10 e 20 reais: número de falsificações tem diminuído nos últimos três anos, segundo o BC
São Paulo – O Banco Central vai realizar na segunda-feira a cerimônia de lançamento das novas cédulas de 10 reais e 20 reais. As notas pertencem à segunda família do Real. O BC já lançou as cédulas de 100 e 50 reais dessa família.
As notas da segunda família do Real tem possuem marcas táteis e tamanhos diferenciados, com o objetivo de facilitar a identificação dos valores das cédulas pelos deficientes visuais, segundo o BC, além de elementos mais modernos para inibir falsificações.
O tamanho da nota de 10 reais será de 13,5cm X 6,5cm. A nota de 20 reais terá 14,2cm X 6,5cm. Essa não é a primeira vez que se usa o tamanho diferenciado de notas no Brasil. A primeira família de cédulas do Cruzeiro, lançada em 1970, possuia notas de diferentes tamanhos.
 As notas antigas continuarão valendo e serão substituídas aos poucos, à medida que forem sofrendo o seu desgaste natural, segundo o BC. A previsão é que as novas notas de 2 e 5 reais sejam lançadas em 2013. Não será lançada uma nova cédula de 1 real.O Banco Central informa, em seu site, que o número de falsificações tem diminuído ligeiramente nos últimos três anos. 
Segunda Família
O projeto das novas cédulas é desenvolvido há vários anos pelo Banco Central em parceria com a Casa da Morda. A atualização tecnológica das cédulas dependia da aquisição, pela Casa da Moeda, de equipamentos de impressão mais modernos. Esse processo foi concluído em 2010. Segundo o Banco Central, os novos equipamentos permitem a impressão de desenhos mais complexos e com maior precisão.
Desde então, já foram lançadas as cédulas de 50 e 100 reais. A maior novidade nessas notas é a faixa holográfica, composta por desenhos descontínuos que, ao serem movimentados, apresentam efeitos de alternância de cores e formas. As notas mantiveram a marca d’água, que apresenta o valor da nota e a imagem do animal; e o número escondido, que aparece quando a nota é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos. exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga por e-mail