Google tradutor

Ricardo Eletro

Bahia vende mais de 40% de toda energia eólica do país em leilão A-5

O Governo da Bahia comemora o resultado do leilão de energia do tipo A-5, realizado, nesta sexta-feira (13), pelo Ministério de Minas e Energia. Pela primeira vez, um estado vende um total de 1000,8 MW (1GW), que representa 42% do total negociado (2.337MW), num só leilão. Entre os 97 projetos contratados pelo governo federal, 41 projetos foram na Bahia.

“Este leilão foi um sucesso para a Bahia. É um resultado vitorioso e histórico. O volume de projetos contratados nos coloca num patamar de liderança no setor. Certamente, seremos o maior estado eólico do Brasil”, afirmou o secretário da Casa Civil, Rui Costa ao explicar que a contratação de hoje resultará em, pelo menos, R$3 bilhões de reais em novos investimentos para o estado.

Dentre os vencedores do certame de hoje, destacam-se a Renova, a Casa dos Ventos, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), Companhia de Energias Renováveis (CER) e Sequoia.

No histórico dos leilões, a Bahia se aproximou, definitivamente, do Rio Grande do Norte. A diferença entre esses estados, que era de quase 1 GW ao final de 2012, encerra 2013 com pouco mais de 50 MW. Agora, a Bahia conta com um montante de algo em torno de 3.000 MW contratados em leilões. A Bahia é, também, o único estado a ter projetos comercializados em todos os leilões realizados pelo ministério. 

      Ascom - Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário