Google tradutor

Ricardo Eletro

AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA (PR) PASSAM A CONTAR COM VEÍCULOS ELÉTRICOS

Curitiba, capital do Paraná é referencia mundial em projetos ambientais, nesta quarta-feira, 19/02, apresentou 13 veículos elétricos que serão usados pela Guarda Municipal e outros órgãos da prefeitura, em uma iniciativa para reduzir emissões poluentes. A iniciativa, a primeira deste tipo no país, transforma Curitiba na cidade com mais carros elétricos para serviço público no Brasil.
O projeto “Curitiba Eco-Elétrico” conta com a parceria do fabricante francês Renault, que cedeu dez dos veículos, e da central hidroelétrica de Itaipu que doou três microônibus. A iniciativa também prevê a instalação de postos de abastecimento para veículos elétricos e assinatura de um acordo entre a prefeitura, o fabricante francês e a hidroelétrica para desenvolver tecnologias de mobilidade elétrica.
Para o prefeito, Gustavo Freut, o projeto representa ‘o desenvolvimento de tecnologia em Curitiba; trabalhar com emissão zero; cumprir metas ambientais e aproveitar essa tecnologia principalmente na mobilidade”.
Freut acrescentou, em declarações aos jornalistas, que a introdução destes carros quer contribuir para “uma mudança de comportamento da sociedade, que é um processo permanente”. Segundo o prefeito, essa mudança se consegue “com a utilização de energias alternativas e com estacionamentos para bicicletas”.
O diretor-geral de Itaipu no Brasil, Jorge Samek, disse à agência Efe que a energia elétrica “é mais limpa, mais eficiente, e muito mais barata em comparação com a empregada nos carros, como a gasolina”.
Samek também se referiu ao carro elétrico como “o depósito compulsório perfeito entre a necessidade de dar emprego as pessoas e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”.
O responsável da hidroelétrica disse que Curitiba “é uma cidade referencia em planejamento urbano, em mobilidade e em preservação ambiental”, o que, para ele, “fecha perfeitamente o círculo”. Itaipu pesquisa essa tecnologia desde 2006 e desenvolvei até agora 80 protótipos de veículos com motor 100% elétrico.
Curitiba, considerada pela ONU como modelo em planejamento urbano e projetos ecológicos, foi o berço do sistea de transportes com ônibus articulados por vias exclusivas, atualmente utilizado em cidades como Rio de Janeiro, Santiago e Bogotá.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário