Google tradutor

Ricardo Eletro

Brasil: Senador propõe carteira de motorista grátis para jovens

O senador Clésio Andrade (PR-MG) entregou, nesta terça-feira (28), ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, proposta de implantação do Programa Social do Jovem Motorista. O objetivo, segundo o senador, que também preside a Confederação Nacional do Transporte (CNT), é integrar os planos de governo estaduais para o período 2011-2014 às políticas de inclusão social e de formação profissional, apoiando a população de jovens socialmente vulneráveis e estimulando o desenvolvimento econômico dos estados.
Segundo o projeto, caberá ao Sest Senat formar, gratuitamente, os jovens já habilitados nos cursos de formação de motorista de caminhão, motorista de carreta e motorista de ônibus, com temas relacionados à legislação de trânsito; visão sistêmica do transporte; segurança, meio ambiente e saúde; qualidade no transporte; primeiros socorros; tecnologia embarcada; mecânica básica; direção preventiva e condução econômica, com carga horária mínima de 160 horas.
“O governo precisa criar as condições para que o jovem possa tirar a habilitação. Hoje, o jovem tem que pagar em torno de mil reais e depois pagar mais para conseguir mudar para as categorias D e E. O transportador não tem condições de bancar, então, entreguei para o ministro o projeto para que o governo possa estudar a possibilidade de encampar esse projeto”, afirmou o senador mineiro.
Ao governo, das instâncias federal, estadual e municipal, caberá proporcionar a gratuidade no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação aos jovens desempregados e de baixa renda, contribuindo para sua inserção no mercado de transporte. Neste mesmo sentido, oferecer gratuidade para mudanças de habilitação da classe B para as classes D e/ou E. 

Notícia Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário