Google tradutor

Ricardo Eletro

Comerciante colhe mandioca 'gigante' em sítio de Lagoinha (SP)

Vegetal foi colhido na tarde da última quarta-feira (26) e virou atração.
Comerciante convidou a família para comer 'vaca atolada' com a colheita.

'Mandioca gigante' surpreende comerciante em Lagoinha. (Foto: reprodução/Portal Lagoinha)
 
'Mandioca gigante' surpreende comerciante em
Lagoinha. (Foto: Reprodução/Portal Lagoinha)
Um comerciante colheu uma mandioca de 3,10 metros de altura e cerca de 12 quilos em um sítio na zona rural de Lagoinha, no interior de São Paulo. O caso da 'mandioca gigante' surpreendeu a família, virou atração entre os vizinhos e virou assunto até nas redes sociais.
O vegetal foi colhido na tarde da última quarta-feira (26) pelo comerciante Vicente José Monteiro, de 62 anos, que mora no bairro Barro Vermelho. Ele planta no local, além da mandioca, milho, feijão e cana para o consumo da família.
De acordo com o comerciante, a terra em que a mandioca foi plantada foi adubada apenas com esterco e o plantio da raiz aconteceu em setembro de 2011. "A maior mandioca que já colhemos aqui foi de 1,5 metro no ano passado. Mas grande deste jeito da que colhemos agora, eu nunca vi na minha vida. Foi realmente uma surpresa", afirmou Monteiro.
Boa para consumo, a mandioca deve ficar 15 minutos como 'atração' no sítio e depois deve virar ingrediente de uma 'vaca atolada' que o comerciante marcou com amigos e familiares como forma de comemorar a colheita inédita. O filho do comerciante, José Valdir Monteiro, de 37 anos, contou que a 'mandioca gigante' virou alvo de curiosos. "As pessoas querem ver, vem perguntar. Está até nas redes sociais", contou.
Inusitado
De acordo com o Paulo Queiroz, engenheiro agrônomo da Regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Agronomia (CAT) de Pindamonhangaba, órgão ligado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, uma mandioca com essas dimensões pode ser considerado um fato inusitado. Ele explica que a mandioca pode ter sido resultado de condições bastante favoráveis de crescimento, como a qualidade do solo por exemplo. Segundo ele, uma mandioca com idade avançada - que não foi podada ou ficou no solo por bastante tempo - pode estar com sua qualidade comprometida. Ele contou ainda que há dez anos, em Pindamonhangaba, houve um caso de um pé de mandioca que rendeu cerca de 70 quilos. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga por e-mail