Google tradutor

Ricardo Eletro

Governador cancela adesão da Bahia ao horário de verão em 2012

Jaques Wagner chegou a anunciar a participação do estado na medida.
Cancelamento seria por causa da rejeição da população à mudança.

O governador Jaques Wagner cancelou a adesão da Bahia ao horário de verão em 2012. De acordo com a assessoria de Wagner, na terça-feira (9) o governador esteve em Brasília com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e solicitou a não participação do estado na medida que visa reduzir o consumo de energia. Ainda segundo a assessoria, um ofício será encaminhado ao Ministério nesta quinta-feira (11) para registrar a não adesão da Bahia.
A justificativa para o cancelamento da participação do estado no horário de verão seria a rejeição da população, informou a assessoria. Uma pesquisa encomendada pelo governo apontou que 75% da população baiana é contrária à adesão no horário de verão. Na quarta-feira (10), Jaques Wagner teria recebido ainda representantes das centrais sindicais pedindo que a Bahia ficasse fora da medida por causa das queixas dos trabalhadores.
Jaques Wagner chegou a anunciar no domingo (7) a adesão do estado ao horário de verão. "O horário de verão foi uma discussão do ano passado, quando voltou a ser adotado, portanto isso está mantido para este ano. Nós precisamos consolidar e depois avaliar, inclusive com a população. Eu creio e repito que a Bahia é parte do Brasil, que adota um horário, e eu creio que, mesmo com alguns sacrifícios, a gente tenha que acompanhar a decisão tomada por Brasília, pelo Governo Federal", disse na ocasião.
Em 2011, o estado adiantou em uma hora o relógio depois de oito anos sem participar do horário de verão. Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário