Google tradutor

Ricardo Eletro

Paixão pela área de segurança incentivou empreendedor de Jacobina

Atividade de infância influenciou carreira profissional e despertou Agnelo Lopes Neto a aprender sobre gestão e montar seu próprio negócio na área

(Por Tamara Leal) - Desde a infância, Agnelo Lopes Neto descobriu a paixão pela segurança pública e que seu futuro profissional estava ligado à área. Aos oito anos de idade, foi Lobinho (Escoteiro) e se apaixonou pela farda, a hierarquia e a disciplina que ela impunha, o que o levou até ao cargo de Cabo da reserva do Exército Brasileiro.
Em 1996, saiu do Exército e iniciou suas atividades como Chefe de Segurança na Guarda Municipal de Jacobina. No ano de 2004, vislumbrou a possibilidade de ter uma empresa ligada à segurança e procurou o Sebrae para participar do Programa Liderar, hoje Liderança e Gestão de Pessoas. “O Sebrae despertou meu interesse em buscar conhecimentos na área de gestão e me capacitar mais na área que escolhi para prestar serviço. Vi que era necessário saber para poder me destacar. O Liderar foi o pontapé inicial, de lá para cá já fiz diversos cursos do Sebrae e de outras instituições, como do Ministério da Justiça”, explica.
No ano de 2009, depois de mais de 10 anos prestando serviço a Guarda Municipal de Jacobina e se capacitando, Agnelo começou prestar serviços de assessoria técnica as prefeituras da região. “Percebi que muitos municípios baianos, especialmente os da Região Norte, eram carentes na estruturação do seu sistema de segurança municipal, o que impedia o fechamento de convênios e parcerias”, revela.
No mês de abril de 2013, ele abriu a Alpha 4 Consultoria e Centro de Treinamento Tático, primeira escola de treinamento tático da Bahia, que presta consultoria na área de segurança a prefeitura, empresas privadas e agentes, como guardas, policiais e seguranças. “Através do Sebrae, pude ter uma visão diferente dos meus colaboradores. Passei a enxergá-los como parceiros, pessoas que estão para agregar e contribuiu de forma decisiva para a consolidação da minha empresa. E, através desta filosofia, pude aumentar minha rede de contatos, o que tem resultado em mais serviços prestados”.
Como sobra pouco tempo, Agnelo opta pelas soluções do Portal EaD Sebrae, conseguindo encaixar os cursos no tempo livre. O empresário já fez o curso Primeiros Passos para a Excelência e o D-Olho na Qualidade: 5Ss para os Pequenos Negócios, e participa de oficinas pelo celular. As palestras e oficinas realizadas pelo Sebrae e entidades parceiras, como a Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), também são apreciadas por ele.
EaD Sebrae
A fim de amparar empresários com informações e conteúdos teóricos sobre a condução de um novo negócio, o Sebrae oferece gratuitamente mais de 40 cursos online de formação online.
Os interessados em realizar as aulas necessitam apenas de acesso à internet e e-mail para confirmação da inscrição. Cada curso é acompanhado por tutores com experiência na área, que tiram dúvidas dos alunos e orientam discussões sobre os temas estudados. Os conteúdos vão desde planejamento financeiro até gestão de pessoas.
O curso escolhido deve ser concluído com 100% de aproveitamento antes de realizar uma nova matrícula. Veja lista de cursos oferecidos:
Para quem quer empreender
AE – Aprender a Empreender; IPGN - Iniciando um Pequeno e Grande Negócio e MEI – Microempreendedor Individual.
Para quem é um Microempreendedor Individual (MEI)
CG - Compras Governamentais; MEI – Microempreendedor Individual; MEG - Primeiros Passos para a Excelência; SEI Controlar meu Dinheiro;SEI Planejar; SEI Empreender; SEI Comprar; SEI Unir Forças para Melhorar e SEI Vender.
Para quem tem uma Microempresa
MEG - Primeiros Passos para a Excelência; APF – Análise e Planejamento Financeiro;CVMM – Como Vender Mais e Melhor; FPV - Formação do Preço de Venda; D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios; IPN - Internet para Pequenos Negócios; AC - Atendimento ao Cliente; Programa Varejo Fácil – Técnicas de Vendas; Programa Varejo Fácil – Gestão do Visual de Loja; Programa Varejo Fácil – Gestão de Pessoas;Programa Varejo Fácil – Formação do Preço de Venda; Programa Varejo Fácil – Controles Financeiros; Programa Varejo Fácil – Atendimento ao Cliente; GEI - Gestão Empresarial Integrada; CG - Compras Governamentais; CVME - Condições de venda para o mercado externo; PROEX - Procedimentos para Exportação; PLAEX - Planejamento para Exportar; BPSA – Boas práticas nos serviços de alimentação e GCC - Gestão de Cooperativas de Crédito.
Para quem tem uma Empresa de Pequeno Porte
GQVE - Gestão da Qualidade: Visão Estratégica; D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios; GI - Gestão da Inovação: Inovar para Competir; Programa Varejo Fácil – Técnicas de Vendas; Programa Varejo Fácil – Gestão do Visual de Loja;Programa Varejo Fácil – Gestão de Pessoas; Programa Varejo Fácil – Formação do Preço de Venda; Programa Varejo Fácil – Controles Financeiros; Programa Varejo Fácil – Atendimento ao Cliente; GEI - Gestão Empresarial Integrada; CG - Compras Governamentais; CVME - Condições de venda para o mercado externo; PROEX - Procedimentos para Exportação; PLAEX - Planejamento para Exportar e MEG - Primeiros Passos para a Excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário